A Associação Chilena de Energias Renováveis e Armazenamento (ACERA AG) realizou nesta sexta-feira sua Assembleia Extraordinária de Membros, evento no qual as empresas associadas elegeram sete membros para o seu Conselho, consolidando a representação dos cinco segmentos da cadeia de valor de energias renováveis e armazenamento no Chile.
Com essa renovação, o Conselho, composto por 15 conselheiros, reúne representantes de geração e armazenamento, transmissão, fornecedores de equipamentos e tecnologia, serviços especializados, desenvolvimento de projetos, infraestrutura e financiamento.
A diversidade dessa composição permite a incorporação de diferentes perspectivas na análise dos desafios técnicos, regulatórios e de mercado que o setor enfrenta, e fortalece o trabalho conjunto para a elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento energético do país.
O dia começou com as boas-vindas de Sergio del Campo, que está concluindo seu mandato como presidente da ACERA. Em seu discurso, ele enfatizou a segurança jurídica e a estabilidade regulatória como condições essenciais para promover a concorrência, incentivar o investimento e avançar rumo a um sistema elétrico seguro, eficiente e sustentável. Ele também ressaltou a necessidade de fortalecer o diálogo e a colaboração entre a indústria e as autoridades para desenvolver soluções para os desafios da transição energética.

“A transição energética apresenta desafios cada vez mais exigentes. Para os enfrentar, precisamos de segurança jurídica, estabilidade regulamentar e um diálogo contínuo entre as várias partes interessadas. Na ACERA, devemos continuar a construir acordos e a promover soluções que nos permitam avançar rumo a um sistema elétrico seguro, eficiente, competitivo e sustentável, colocando sempre os consumidores no centro”, afirmou.
Os sete conselheiros eleitos
O encontro, realizado nas instalações da empresa parceira Guerrero Olivos, reuniu mais de 80 parceiros, que participaram da eleição de seus representantes dentre dez candidatos, reafirmando a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do setor.
Como resultado da votação, os seguintes sete vereadores foram eleitos:
As cinco primeiras vagas serão válidas até outubro de 2029; as duas restantes preencherão períodos de vagas existentes até outubro de 2027.
“Esta eleição marca um marco para a ACERA, pois pela primeira vez temos um Conselho em que todos os cinco segmentos da nossa associação estão representados. Isso reflete a diversidade de atores que compõem o setor e fortalece nossa capacidade de diálogo, de construir posições comuns e de abordar os desafios da transição energética com uma perspectiva mais ampla e abrangente”, afirmou Ana Lía Rojas , Diretora Executiva da ACERA.
Um Conselho com representação de todos os cinco segmentos
A composição do Conselho garante a presença dos cinco segmentos que compõem a ACERA, desde a geração e transmissão até os fornecedores de tecnologia, consultorias e desenvolvedores de projetos.
A presença dessas diferentes áreas no mesmo órgão diretivo possibilita abordar os desafios da transição energética com uma visão transversal do setor.
A ACERA expressou sua gratidão pela participação de suas empresas associadas e dos dez indivíduos que apresentaram suas candidaturas. Também parabenizou os membros eleitos do conselho e desejou-lhes sucesso em suas funções, enfatizando a importância de continuarem trabalhando juntos para enfrentar os desafios que o setor enfrenta.
A Assembleia também homenageou aqueles que concluíram seus mandatos no Conselho. A ACERA agradeceu especialmente a Sergio del Campo, presidente da Sonnedix, por sua atuação como presidente da associação, e a Alfredo Solar, Gerente Regional para o Chile e Cone Sul da Atlas Renewable Energy, por seu trabalho como secretário do Conselho, reconhecendo suas contribuições para a organização. O reconhecimento também foi estendido a Óscar Álamos (ISA Energía), Romina Tobar (Prieto Abogados) e Rodrigo Terc (Vestas) por sua dedicação e contribuições como membros do Conselho.
Na quinta-feira, 12 de novembro, às 16h, o Conselho se reunirá para eleger o próximo presidente e secretário-geral da ACERA.
Por fim, a ACERA agradeceu a Guerrero Olivos por disponibilizar suas instalações para esta Assembleia Extraordinária de Membros, contribuindo para a criação de um espaço de encontro e participação sindical.










