Ana Lía Rojas , atual diretora executiva da Associação Chilena de Energias Renováveis e Armazenamento (ACERA), seria uma das escolhidas para integrar o Conselho de Administração da Coordenadora Nacional de Energia Elétrica (CEN) , conforme confirmado por fontes à Energía Estratégica .
Sua chegada ocorreria em meio a um processo de mudança institucional dentro da organização, após meses de pressão institucional sobre seu papel na operação segura do sistema elétrico chileno, que, em paralelo, já começou a mostrar movimentações internas com a incorporação de Gustavo Venegas como o novo Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Redes .
O nome de Rojas é bem conhecido no setor energético chileno. Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, ele possui mais de duas décadas de experiência no mercado de eletricidade, tanto no setor privado quanto nas áreas de análise, gestão e representação do setor. Desde janeiro de 2022, dirige a ACERA , cargo que o consolidou como uma das vozes mais atuantes do setor no debate sobre a modernização do sistema elétrico.
A sua eventual entrada no Conselho de Administração do CEN poderá ter uma interpretação relevante para a indústria: incorporaria na organização uma perspetiva ligada ao desenvolvimento de novas tecnologias, à integração das energias renováveis e aos desafios regulamentares que acompanham a transformação da matriz energética.

Este novo desafio surge num momento particularmente sensível para o Coordenador. A organização tem sofrido meses de intensa pressão institucional na sequência do apagão massivo de 25 de fevereiro de 2025, que deixou grande parte do país sem eletricidade e colocou em causa o funcionamento do sistema, as responsabilidades das empresas de eletricidade e o próprio papel do CEN na operação segura do Sistema Elétrico Nacional.
Nesse contexto, a Superintendência de Eletricidade e Combustíveis (SEC) avançou com sanções e questionamentos sobre as ações de diversos atores do sistema. Entre as medidas mais relevantes, a agência reguladora aplicou multas relacionadas à origem e à propagação da interrupção, além de questionar o papel do Coordenador e suas autoridades no monitoramento das operações durante a contingência.
Um dos capítulos mais recentes dessa tensão foi a rejeição, pela SEC, da reclamação apresentada pelo presidente da Coordenadora, Juan Carlos Olmedo , referente à multa aplicada em decorrência do apagão histórico de 2025. A decisão ressaltou, mais uma vez, o padrão de responsabilidade exigido do Conselho de Administração e a necessidade de fortalecer a governança de uma organização fundamental para a segurança do sistema elétrico chileno.
A crise também levou a mudanças na direção executiva. Ernesto Huber , que havia sido uma das figuras públicas da Coordenação durante o apagão e suas subsequentes explicações, deixou a Diretoria Executiva da organização. Ele foi substituído por Ramón Castañeda , que assumiu o cargo em 1º de abril de 2026, após sua passagem pela Autoridade Portuária de San Antonio.
A reestruturação não se limita à liderança executiva. Esta semana, a Coordenadora anunciou também a nomeação de Gustavo Venegas como novo Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Rede , após um processo seletivo competitivo. Com mais de 25 anos de experiência no setor energético, ele supervisionará funções críticas para a operação do sistema, como acesso aberto, conectividade de projetos, processos de licitação e o monitoramento de projetos estratégicos de infraestrutura.
A renovação parcial do Conselho de Administração também se insere neste contexto. O processo envolve três dos cinco cargos que compõem o órgão: a presidência, atualmente ocupada por Juan Carlos Olmedo , e dois cargos de conselheiro, correspondentes a Jaime Peralta e Humberto Espejo , cujos mandatos expiram em outubro de 2026.
Vale ressaltar que o Conselho Diretor da Coordenação é atualmente composto por Juan Carlos Olmedo como presidente; Bernardita Espinoza como vice-presidente; e Humberto Espejo , Carlos Finat e Jaime Peralta como membros. Se a nomeação de Ana Lía Rojas for oficialmente confirmada, seu nome fará parte de uma renovação que afetará a maior parte da direção da CEN.

