Na primeira semana de junho, a Goldwind Argentina instalou a última das turbinas eólicas do modelo GW165 no parque eólico La Flecha , em Aluar, que possui 336 MW e se torna o maior projeto da indústria eólica desenvolvido no país até o momento.
Dessa forma, a etapa foi concluída antes do prazo e em conformidade com os mais altos padrões de qualidade e segurança.
A dimensão do projeto exigiu uma operação logística complexa, que envolveu o descarregamento de 6 navios multipropósito no porto e o transporte terrestre dos componentes da torre de Florencio Varela até Puerto Madryn, percorrendo mais de 1.400 quilômetros, sem nenhum incidente relatado.
A entrada em funcionamento do parque eólico de 336 MW representará para Aluar uma diminuição no consumo de gás de 1.300.000 m³ por dia e uma redução de 580.000 toneladas de emissões de CO₂ por ano.

"Com planejamento e determinação, os resultados são claros. Estamos fortalecendo a matriz energética da Argentina, reduzindo as emissões e liderando a transição para um futuro mais renovável", enfatizou Jesús Caraballo , Gerente de Projetos da Goldwind.
Histórico do projeto
No final de 2023, a Goldwind Argentina assinou um contrato com a Aluar para o fornecimento de 52 turbinas eólicas GW165 com capacidade unitária de 6 MW, equipadas com o sistema PMDD (Permanent Magnet Direct Drive). Em meados de 2024, foi aprovada uma expansão, adicionando mais 4 turbinas e aumentando a capacidade instalada total dos 312 MW originalmente projetados para 336 MW.
O primeiro marco na construção do parque eólico começou no terceiro trimestre daquele ano, com a chegada dos primeiros componentes de Taicang, na China, ao porto de Puerto Madryn, em Chubut.
Com a instalação desta última turbina eólica em junho deste ano, conclui-se mais uma etapa importante, estando previsto o início da operação comercial em outubro de 2026.

