O Ministro de Energia e Minas, Guillermo Shinno, reuniu-se com representantes de empresas de geração de energia elétrica para discutir a situação do mercado de eletricidade peruano e coletar propostas com o objetivo de fortalecer a segurança energética do país.
Representantes da ENGIE Energía, Kallpa Generación, Orygen, Fenix Power e Celepsa participaram e concordaram sobre a necessidade de garantir que a infraestrutura de transmissão de energia elétrica entre em operação em tempo hábil, para que possa acompanhar o crescimento da demanda e a incorporação de novos projetos.
Seguir leyendo
O Ministro Shinno, acompanhado pelo Vice-Ministro da Eletricidade, Luis Santillán, afirmou que o MINEM reafirma seu compromisso em manter um diálogo permanente com os atores do setor elétrico, promovendo medidas e melhorias regulatórias que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país.
A expansão e a disponibilidade das redes surgem, portanto, como um dos aspectos centrais para o desenvolvimento do sistema elétrico, especialmente dada a necessidade de garantir condições adequadas para a conexão e operação de novas capacidades.

Vale ressaltar que Shinno foi nomeado Ministro de Energia e Minas pela presidente Keiko Fujimori no final de julho, integrando o novo gabinete do governo peruano. Ele já possui experiência no setor público, tendo atuado como Vice-Ministro de Minas entre 2012 e 2016.

